O nome do deputado federal baiano Elmar Nascimento (União Brasil) é dado como certo para suceder o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), em 2025. Essa é a avaliação feita por aliados baianos.

Políticos ligados a Elmar, alguns com mandato, acreditam que dificilmente o cenário mudará, o que deve manter Lira com influência suficiente para fazer do deputado o próximo comandante da Casa. Outros nomes avaliam que o próprio Elmar hoje tem força para pavimentar seu nome e garantir a cadeira.

Briga com Lula

Os aliados de Elmar também acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comprou com Elmar uma briga que não poderia bancar. Isso porque o deputado baiano é um dos mais poderosos na Câmara, capaz de derrubar qualquer projeto enviado pelo Executivo Nacional, como já tem mostrado em algumas votações.

A tese defendida é que agora Elmar poderá pedir mais alto a Lula por causa das dificuldades enfrentadas pelo governo nos primeiros mandatos. Limado do Esplanada dos Ministérios na formação da gestão, o parlamentar voltou a ter seu nome cotado como ministro, uma movimentação para conter os danos na Câmara Federal.

A dúvida, de acordo com políticos escutados pelo site, é como Lula vai montar o quebra-cabeça para acolher Elmar no governo e estancar a sangria dos primeiros meses de governo.

 

Politicaaovivo