Não vivemos em um país leitor. Mas podemos formar uma nova geração de leitores. Para que isso seja possível, precisamos unir famílias e escolas.

Como muitos de nós, pais e mães, não lemos na infância, muitas vezes não compreendemos a importância da presença dos livros na vida das crianças desde cedo. Muitas vezes achamos que comprar livros é um investimento muito alto para uma criança que “ainda nem lê”. Além disso, precisamos de ajuda para escolher os títulos e muitas vezes pensamos que como é para criança, “pode ser qualquer livro”.

Muitos pais não leem em casa e delegam para a escola a missão de ensinar a criança a “ler e escrever”. Perde a criança, perde o pai que não desfruta do momento de leitura com seu pequeno, momento que cria vínculos, memórias e desenvolve as habilidades leitoras.

As escolas, nesse momento, desempenham um papel fundamental e para isso muitas aderem a uma poderosa ferramenta: A ciranda de livros! 

CIRANDA DE LIVRO:

1. Faz que as crianças tenham acesso a livros novos toda semana

2. Faz com que os pais precisem ler com as crianças toda semana

3. Disponibiliza variedade de títulos

4. Faz com que a criança reflita sobre o que leu em casa durante as rodas com os colegas e professores.

DICAS PARA AS ESCOLAS:

1. Façam listas de sugestão de livros para as cirandas

2. Prestigiem também os autores locais. A escola pode, inclusive, promover encontros entre os autores, crianças e famílias.

3. Faça um encontro com os pais para conversar sobre a importância da ciranda literária.

4. Facilite o acesso dos pais aos títulos através de Feiras de Livros.

5. Proíba a venda de livros brinquedo nas Feiras de Livro.

DICAS PARA OS PAIS:

1. Escolha para ciranda os melhores livros da sua casa.

2. Converse no grupo de whatsapp das família o quanto é importante que todos estejam engajados e escolham títulos de qualidade para a ciranda.

3. Invista. Vale a pena! Se todos investirem nos livros da ciranda, todos ganham! Você vai multiplicar o livro que comprou pela quantidade de colegas que têm na sala do seu pequeno leitor.

4. Participe dos eventos que a escola promove.

5. Estimule a escola a ter uma sala de leitura ou uma biblioteca.

 

Fonte:Ibahia