Trabalho realizado pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Alagoinhas foi selecionado para participar da II Oficina Nacional do ImunizaSUS, evento que começou nesta segunda-feira (18), em Brasília. A oficina reúne profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil e busca fortalecer as ações de imunização nos territórios.

O tema do trabalho apresentado foi o relato da experiência exitosa da imunização contra o vírus da Covid-19 em Alagoinhas, cujos autores foram Telma Pio, Eliziane Freitas e João Teixeira.

Telma Pio, diretora da VISAU e uma do que idealizaram o projeto, explica que a intenção era mostrar a todos que Alagoinhas conseguiu fazer um bom trabalho de vacinação contra Covid-19 e que estratégias foram usadas para chegar ao resultado obtido. “Com nossas estratégias, conseguimos reduzir óbitos e uma diminuição muito grande do número de casos. Alcançamos um grande quantitativo de vacinação de primeira e segunda doses, chegando a quase 100% de cobertura. Com a ajuda do nosso gestor, o prefeito Joaquim Neto, de toda a equipe da SESAU, da Secretaria de Assistência Social, nós conseguimos fazer uma vacinação eficaz”, avalia Telma.

Ao falar do trabalho, a diretora lembra das ações de vacinação da população quilombola, de como Alagoinhas foi o primeiro município a vacinar a população da zona rural, dos mutirões de 36 horas de vacinação e da vacinação itinerante. “No início foi tudo muito difícil; recebíamos poucas doses e o prefeito trabalhava para providenciar mais doses e fazer a distribuição em cada localidade. Foi um trabalho muito gratificante para nós e de muito êxito”, relembra Telma.

A apresentação do trabalho em Brasília coube a João Teixeira, servidor efetivo do município que atua na Central de Imunização. “Além de mostrarmos a grande efetividade que nosso município tem quando se trata de imunização, ainda é possível compartilhar e conhecer outras experiências de sucesso em todo o Brasil, que podem contribuir para o fortalecimento das ações em Alagoinhas”, avaliou João.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), segue até o dia 20, quarta-feira.