O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (15) que vai estabelecer tarifas sobre importações de aço já na próxima semana. O republicano ainda pontuou que os chips semicondutores também serão alvos das tarifas, com as novas medidas para o produto previstas para serem anunciadas na semana seguinte ao aço. As informações são do portal InfoMoney e da agência britânica Reuters.
“Estabelecerei tarifas na semana que vem e na semana seguinte sobre o aço e sobre, eu diria, chips”, disse Trump, que detalhou ainda que as taxas serão inicialmente menores para permitir que as empresas venham e desenvolvam fabricação doméstica, e aumentarão posteriormente. Ele não detalhou quais serão as taxas.
Na última semana, as tarifas de Trump sobre diversos países entraram em vigor, incluindo a taxa sobre produtos brasileiros, a maior imposta pelo presidente a um de seus parceiros comerciais, de 50%.
A declaração de Trump foi dada aos jornalistas que o acompanham a bordo do avião presidencial Air Force One, que leva o presidente americano para o Alaska, onde ele se reunirá com o presidente da Rússia, Vladimir Putin para debater o fim da guerra na Ucrânia.
O encontro entre os presidentes ocorre em meio a guerra comercial travada por Trump, que chegou a ameaçar uma ampliaçao às taxas impostas sobre produtos russos caso Putin não avance nas tratativas para encerrar o conflito com o país vizinho.
Bahia.Ba