Com foco em democratizar o acesso ao esporte e ao lazer em Alagoinhas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), realizou, na tarde desta sexta-feira (14), uma palestra com o tema “Atividade Física para Idosos”, destinada à capacitação de alunos do programa “Mova-se”, que está na fase inicial de desenvolvimento.

O programa é uma iniciativa da SECET, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e tem como objetivo proporcionar à população um estilo de vida ativo e saudável, impactando em ações de promoção à saúde no município.

As atividades são desenvolvidas segundo 5 eixos principais: Esporte e Lazer Especial (PROELE), Mais Vida aos Anos para idosos institucionalizados (PROMVIA), Movimenta Alagoinhas (PROMOVA), Mais Vida aos Anos para idosos não-institucionalizados e Esporte e Saúde para uma Vida Saudável e Cidadã (PROEVISC).

A intenção, de acordo com o idealizador da proposta, Luiz Claudio, é contemplar, com atividades promovidas nos eixos temáticos, de crianças a idosos, garantindo a realização de dinâmicas com participantes de todas as faixas etárias no município.

Na tarde desta sexta-feira, Luiz Claudio destacou a importância de trazer estímulos e formas de interação para o desenvolvimento das atividades, e concentrou a explanação sobre o trabalho com idosos. Ele pontuou algumas das alterações morfológicas e funcionais provocadas com o passar do tempo e discorreu sobre as propostas direcionadas a pessoas com idade a partir de 60 anos.

“Precisamos promover atividades coletivas com olhar individualizado”, pontuou.

O coordenador geral do programa enfatizou que a formação dos monitores deve ser um processo contínuo e que um termo de cooperação técnica foi assinado entre a SECET e a UNEB para garantir a realização das ações previstas.
Segundo ele, também é objetivo do programa produzir pesquisas científicas e apresentar trabalhos em congressos, aproximando a universidade do poder público e unindo teoria à prática.

A SECET informou que pretende estender a parceria às demais instituições de ensino superior da cidade e comunicou que o calendário das primeiras atividades deve ser divulgado ainda este ano.

Fonte: SECOM SECET