O Município de Alagoinhas completou 165 anos de sua Emancipação Política nesta segunda-feira, dia 2 de julho. A Prefeitura Municipal  realizou ato cívico em comemoração ao aniversário da cidade com hasteamento de bandeiras e assinatura de ordens de serviço que vão beneficiar diversas  localidades.

A solenidade contou com a presença do prefeito Joaquim Neto, a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo(SECET), Iraci Gama,o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Torres, o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Reginaldo Moraes, secretários de gestão, vereadores e sociedade civil.

Em seu discurso, Joaquim Neto destacou as ações realizadas pela sua gestão, que completa um ano e meio, pontuando obras e investimentos já realizados neste período, a exemplo das frentes de trabalho para requalificação de mais de 50 ruas,  e futuros, como a entrega de cinco creches, e investimentos de cerca de 90 milhões na área da Saúde. Na oportunidade, o prefeito também agradeceu o apoio do mandato do deputado federal Paulo Azi, que até o momento, já beneficiou o município com mais de 75 milhões de reais em emendas.

Conforme foi anunciado, após o ato solene,  Joaquim Neto  assinou ordens de serviços para obras que representam mais de R$12 mi em investimentos nas áreas de Infraestrutura e Educação: Urbanização do Entorno da Ruína da Igreja de Alagoinhas Velha, pavimentação asfáltica na Rua Amendoeiras e Travessa Amendoeiras, pavimentação asfáltica na Rua Catarina Santos, no Miguel Velho, urbanização no Parque Diesel, pavimentação asfáltica nas ruas Aquarela, Eifel e Aurora, na Santa Terezinha, urbanização das chamadas poligonais Noroeste (Santa Terezinha e Pirinel) e Sudoeste (Mãe Cirila e São Antônio. Em convênio com o Ministério da Educação, também foram assinadas as ordens de serviço para a construção de duas novas creches, uma no Barreiro e outra no Petrolar.

Corrida 2 de Julho

Como parte das comemorações do aniversário de Alagoinhas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo( SECET) resgatou a tradição da corrida rústica pelos pontos históricos e turísticos da cidade. Em sua 1º edição, a Corrida 2 de Julho contou com  a participação de 300 atletas e teve dois percursos, de 5km e 9,5km, com largada às 7h30, no largo da Alagoinhas Velha, marco histórico da cidade.
A presença do público foi marcante, com pessoas de todas as idades acompanhando, o que tornou o evento uma grande festa.Todos os participantes receberam medalhas e aprovaram a iniciativa da prefeitura.  “Achei bem legal porque a cidade está tendo um grande número de atletas de corrida e essa é uma forma de homenagear a cidade e os atletas também serem homenageados”, disse Nila,  que faz parte de dois grupos de atletismo na cidade  e participa regularmente de provas acima de 10 Km. Marco Antonio também faz parte de grupos de atletismo locais e para ele, a corrida foi uma excelente iniciativa para incentivar o Esporte local “Espero que a prefeitura faça isso mais vezes porque muitos atletas precisam deste apoio para mostrar o seu trabalho. Hoje temos muitos atletas de ponta que moram aqui ou estão fora da cidade, e que hoje vieram para participar. Isso faz com que o Esporte cresça e só temos a ganhar”, afirmou.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS: