Qual vantagem o Atlético de Alagoinhas teria se vencesse o Cajazeiras? Essa foi a pergunta que me fiz durante a partida, ultimo jogo da fase classificatória da serie B do campeonato baiano, realizada ontem(12) no Carneirão.

É verdade que nós torcedores gostamos de ver a rede balançar, mas analisando friamente e sem paixão, qual mesmo seria a vantagem real que o nosso Carcará teria se vencesse a partida?

Do ponto de vista do campeonato, o maior beneficiado seria o time do Colo Colo, da cidade de Ilheus, que venceu o fraquíssimo Galicia, na casa do adversário, por 7×3. Caso o carcará vencesse, daria a classificação ao tigre ilheense, que chegaria aos 17 pontos, como acabou chegando, e igualaria a pontuação do Cajazeiras, levando vantagem no saldo de gols, 6 a 5.

Mas continuo a me perguntar: e o Atlético qual vantagem teria em enfrentar o Colo colo?

Jogar por dois resultados iguais e decidir em Alagoinhas, isso nosso Atlético já conquistaria em sendo o primeiro colocado, como acabou conquistando por ter feito a melhor campanha entre todos os participantes da primeira fase do torneio. A duvida persiste então em qual seria o melhor adversário para enfrentar na final.

Para tirar nossa duvida resolvi fazer um levantamento dos custos e benefícios em enfrentar o Cajazeiras ou Colo Colo.

Opção 1 – Colo Colo: time da região sul da Bahia, cidade de Ilheus, que fica a aproximadamente 416 km de Alagoinhas. Custo aproximado da viagem é de 18 mil reais, que seria pago pelo Atlético. O local da disputa da primeira partida seria o estádio Mario Pessoa que poderia se tornar um caldeirão com a presença da torcida do tigre. O estádio tem um gramado em condições ruins, principalmente para um time técnico com o do Atletico. Os confrontos entre os dois times nessa primeira fase foram: um empate em 0x0 no Carne irão e uma vitória para o Colo Colo por 1×0 no estádio Mario Pessoa.

Opção 2(a que aconteceu) – PFC Cajazeiras: time de Salvador, a cidade que fica aproximadamente 124 km de Alagoinhas. Custo médio da viagem? Dificilmente não passará de 7 mil reais. O local da primeira partida será o estádio de Pituaçu, que apesar do abandono das autoridades estaduais que administra o estádio, continua tendo um dos melhores gramados do Norte e Nordeste. A torcida do Atletico se quiser poderá reinar nas arquibancadas em plena casa do adversário, isso porque apesar de Salvador ser uma cidade bem populosa, o time do Cajazeiras ainda não despertou o interesse do torcedor soteropolitano. Nos confrontos na competição o primeiro jogo o Atlético venceu fora de casa por 3×2 e empatou o segundo jogo dentro de casa em 0x0.

Agora amigo leitor, me responda com a mais profunda sinceridade: Qual o adversário você iria escolher?

André Luiz escreve para a página de esportes do site News Infoco além de ser comentarista esportivo do Programa Primeira Mão, da rádio 95,7 FM.